Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lista de Exercícios de Física Moderna 2


Lista de Física Moderna
1- (PUC-MG) O efeito fotoelétrico consiste:
a) na existência de elétrons em uma onda eletromagnética que se propaga em um meio uniforme e contínuo.
b) na possibilidade de se obter uma foto do campo elétrico quando esse campo interage com a matéria.
c) na emissão de elétrons quando uma onda eletromagnética incide em certas superfícies.
d) no fato de que a corrente elétrica em metais é formada por fótons de determinada energia.
e) na idéia de que a matéria é uma forma de energia, podendo transformar-se em fótons ou em calor.
2- Com relação ao modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, a energia do átomo:
a) pode ter qualquer valor.
b) tem um único valor fixo.
c) independe da órbita do elétron.
d) é quantizada, isto é, tem alguns valores possíveis.
e) pode assumir apenas valores inteiros e positivos.
3- (UFRN) Considerando os processos que ocorrem na lâmpada fluorescente, podemos afirmar que a explicação para a emissão de luz envolve o conceito de:
a) níveis de energia dos átomos.
b) efeito fotoelétrico.
c) modelo ondulatório para radiação.
d) colisão elástica entre elétrons e átomos de mercúrio.
e) indução magnética.
4- (ITA - adaptada) Explique o efeito fotoelétrico levando em consideração variáveis como freqüência energia e intensidade da luz.
Considere as seguintes afirmações:
I. No efeito fotoelétrico, quando um metal é iluminado por um feixe de luz monocromática, a quantidade de elétrons emitidos pelo metal é diretamente proporcional à intensidade do feixe incidente, independentemente da freqüência da luz.
II. Os aspectos corpuscular e ondulatório são necessários para a descrição completa de um sistema quântico.
III. A natureza complementar do mundo quântico é expressa, no formalismo da Mecânica Quântica, pelo princípio de incerteza de Heisenberg.
Quais estão corretas?
a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I,II e III. e) nda
5- (UFSC) Em um laboratório, são fornecidas a um estudante duas lâmpadas de luz monocromática. Uma emite luz com comprimento de onda correspondente ao vermelho (Y = 6,2 × 10-7 m) e com potência de 150 watts. A outra lâmpada emite luz com comprimento de onda correspondente ao violeta (Y = 3,9 × 10-7m) e cuja potência é de 15 watts. O estudante deve realizar uma experiência sobre o efeito fotoelétrico. Inicialmente, ele ilumina uma placa de lítio metálico com a lâmpada de 150W e, em seguida, ilumina a mesma placa com a lâmpada de 15W. A freqüência-limite do lítio metálico é aproximadamente 6,0×1014 Hz.
Em relação à descrição apresentada, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
01. Ao iluminar a placa de lítio com a lâmpada de 15W, elétrons são ejetados da superfície metálica.
02. Como a lâmpada de luz vermelha tem maior potência, os elétrons serão ejetados da superfície metálica, ao iluminarmos a placa de lítio com a lâmpada de 150W.
04. A energia cinética dos elétrons, ejetados da placa de lítio, é diretamente proporcional à freqüência da luz incidente.
08. Quanto maior o comprimento de onda da luz utilizada, maior a energia cinética dos elétrons ejetados da superfície metálica.
16. Se o estudante iluminasse a superfície de lítio metálico com uma lâmpada de 5W de luz monocromática, com comprimento de onda de 4,6×10 -7m (luz azul), os elétrons seriam ejetados da superfície metálica do lítio.
32. Se o estudante utilizasse uma lâmpada de luz violeta de 60W, a quantidade de elétrons ejetados da superfície do lítio seria quatro vezes maior que a obtida com a lâmpada de 15W.
64. A energia cinética dos elétrons ejetados, obtida com a lâmpada de luz vermelha de 150W, é dez vezes maior que a obtida com a lâmpada de luz violeta de 15W.
6- Um átomo de hidrogênio tem níveis de energia discretos dados pela equação En = -13,6/n2 ev, em que {neZ / nmaior ou igual a 1}. Sabendo que um fóton de energia 10,19 eV excitou o átomo do estado fundamental (n = 1) até o estado p, qual deve ser o valor de p? JUSTIFIQUE sua resposta analisando se o exercício é fisicamente compatível com a teoria da quantização de energia. CALCULE a energia necessária para o átomo de hidrogênio passar do estado fundamental para o nível n = 2.
Calcule e entregue para seu professor para lhes determinar uma nota

Um comentário: