Pesquisar neste blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Climatologia - Exercícios de vestibular

CLIMATOLOGIA

01. (UFPB 2009–1º ANO) O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma diversidade de domínios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domínio Amazônico.

Nesse sentido, é correto afirmar que são características físico-ambientais e econômicas do domínio Amazônico:

a) Maior domínio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extração de essências medicinais.

b) Vegetação com folhas grossas e pequenas /Relevo pouco ondulado / Matas de restingas.

c) Clima tropical e umidade alta / Maior domínio natural brasileiro / Relevo extremamente ondulado.

d) Florestas de galenas / Cultivos de monoculturas / Controle de pesca e do ecoturismo.

e) Queimadas sem controle / Cultivo de monoculturas / Clima seco e baixa umidade.

02. (UECE 2009–2ª etapa) Tratando-se das características hidroclimáticas e fitogeográficas do Brasil, é correto afirmar que

a) o domínio da mata atlântica é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes sazonais e isoietas superiores a 1.800 mm.

b) o domínio dos cerrados ocupa o planalto centra) onde ocorrem rios esporádicos e isoietas abaixo de 800 mm.

c) o domínio das caatingas é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes e isoietas inferiores a 800 mm.

d) o domínio da floresta equatorial ocupa o planalto meridional - onde ocorrem rios renes e isoietas inferiores a 900 mm.

03. (UFC 2008–1ª etapa) Quando chega o m’s de agosto, parece que a natureza morreu. Não se vêem nuvens no céu, a umidade do ar é mínima, a água chega a evaporar 7 mm por dia, e a temperatura do solo pode atingir 600 C. As folhas da maioria das árvores já caíram e, assim, a gado e os animais nativos, como a ema, o preá, o mocó e o camaleão, começam a emagrecer. As únicas cores vivas estão nas flores douradas do cajueiro, nos cactus e juazeiro. A maioria dos rios pára de correr, e as lagoas começam a secar.”

Atlas do meio ambiente do Brasil / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 2 ed , ver. Aum. Brasília. EMBRAPA-SPI: Terra Viva, 1996.

O texto acima apresenta características da dinâmica natural do Domínio das Depressões lnterplanálticas Semi-Áridas do Nordeste do Brasil. Sobre as características descritas, é possível inferir de forma correta que:

a) o cajueiro, o cactus e o juazeiro adaptam-se a condições climáticas de semi-aridez.

b) a rede de drenagem é constituída por rios classificados como endorréicos.

c) a miséria da população decorre da desertificação em curso na região.

d) a ema, o preá, o mocó e o camaleão são animais nativos em extinção.

e) a seca é um fenômeno climático que ocorre anualmente na região.

04. (FUVEST 2009–1ª etapa) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro- Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.

II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.

III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas. d) I e II apenas

b) II, apenas. e) I, II e III.

c) III, apenas.

05. (UFC 2009–1ª etapa) Os diferentes tipos de clima resultam da combinação de vários fatores, tais como latitude, altitude, penetração de sistemas frontais, taxas de evapotranspiração, linhas de instabilidade, existência de superfícies líquidas. Em relação ao quadro climático da Amazônia, é correto afirmar que:

a) a temperatura média é elevada porque se trata de uma região de baixas latitudes.

b) o clima da Região sofreu variações muito reduzidas ao longo do tempo geológico.

c) as brisas fluviais formam-se nos setores em que os cursos fluviais são mais estreitos.

d) a possibilidade de ocorrência de chuvas na Região é menor que em áreas de altas latitudes.

e) o norte da Região, entre os meses de dezembro e março, sofre o fenômeno da friagem em função da invasão de ar polar.

06. (UFRN 2009)O clima do Brasil é influenciado pela atuação de diferentes massas de ar. A respeito das massas de ar que interferem nas condições climáticas do país pode-se afirmar que

a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.

b) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Sul e no inverno atua sobre o litoral nordestino, a Amazônia Ocidental e as regiões Sul e Sudeste.

c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.

d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.

07. (UFPE 2009–2ª etapa) Sobre as condições climáticas do Nordeste brasileiro, analise as afirmações a seguir.

0-0) O fenômeno La Nina, que se verifica no Pacífico Equatorial, eventualmente acarreta prolongada estiagem na área do Trópico Semi-árido brasileiro, especialmente em Pernambuco.

1-1) As Ondas de Leste, que se originam no Agreste pernambucano e paraibano, avançam intensamente sobre a Zona da Mata, provocando chuvas de outono.

2-2) As descargas da Frente Polar Atlântica respondem pelo regime de chuvas de inverno verificadas no norte do semi-árido nordestino; essas descargas são mais efetivas em anos de El Niño.

3-3) A Zona de Convergência lntertropical é a principal responsável pelas chuvas de verão retardadas para outono que se verificam nos Estados da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí;

essas chuvas são de caráter convectivo.

4-4) A Zona da Mata pernambucana possui um regime de chuvas de outono-inverno; essas chuvas são, em geral, de natureza frontológica, mas podem também ser determinadas pelas Ondas de Leste.


O Gabarito encontra-se com Wállace em sala de aula ou mande um comentário com e-mail que lhes enviarei

Um comentário: