Pesquisar neste blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Industrialização - Questões de Vestibular

Industrialização

01. (UECE 2009–2ª etapa) Recentemente, completou-se 79 anos da “Crise da Bolsa de Nova Iorque”. Em 1929, o mundo deparou- se com a necessidade de mudanças, principalmente no tocante à economia, para equacionar as relações comerciais em escala mundial. No Brasil, essa crise afetou a produção canavieira, um dos principais produtos da pauta de exportação, e “impulsionou” a diversificação de produtos agrícolas e o crescimento da atividade industrial. Sobre o processo de industrialização brasileira, analise as afirmações a seguir:

I. A industrialização brasileira teve início somente em 1929, com o “crack” da bolsa de Nova Iorque e se concentrou na Região Sudeste.

II. O Plano de Metas, de Juscelino kubitschek (1956-1960), considerado multinacionais de bens de capital e de como responsável pela vinda de filiais de bens de consumo duráveis, fomentando o processo de substituição de importações.

III. Os fatores locacionais da indústria brasileira — dentre eles, mão-de-obra barata, baixa sindicalização, “guerra” fiscal etc. —, colaboraram com a distribuição espacial das indústrias, mas com fortes raízes em São Paulo e Rio de Janeiro.

É verdade o que se firma apenas em.

a) I e II. b ) I c ) III. d) II e III.

02. (UFPI 2009–2ª ano) É correto afirmar, com relação ao processo de industrialização no Brasil, que:

a) de 1930 a 1955, o Brasil estava, sendo inserido na Segunda Revolução Industrial, com produção limitada a setores de bens de consumo.

b) ocorreu concomitantemente com o processo de industrialização verificado na Inglaterra.

c) a substituição de importações de produtos industrializados não favoreceu o processo de industrialização no Brasil.

d) foi favorecido com a concentração de residências operárias distantes das fábricas.

e) ocorreu uniformemente em todo o território brasileiro.

03. (UPE 2009) Na análise da estrutura e do crescimento industrial do Brasil, faz-se necessária a compreensão dos gêneros e categorias de uso industrial. Assim, identifique os exemplos de “bens intermediários” dentre os itens mencionados a seguir.

1. Metalúrgica

2. Produtos farmacêuticos

3. Minerais não-metálicos

4. Borracha

5. Mecânica

6. Material elétrico.

Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.

a) 1,2 e 3 d) 1, 3 e 4 e) 2, 4, 5 e 6

b) 2,3 e 5 c) 1, 4 e 6

04. (FUVEST 2009–2ª etapa) O processo de desconcentração industrial no Brasil vem sendo apontado como um dos responsáveis pelos altos índices de desemprego verificados em algumas áreas metropolitanas. Ao mesmo tempo, o setor terciário tem sido, reconhecidamente, o grande empregador no atual estágio de desenvolvimento da economia brasileira. Com base nessas informações e em seus conhecimentos,

a) cite e analise duas causas possíveis dessa desconcentração industrial;

b) explique por que o setor terciário tornou-se o maior empregador do país.

RESPONDA E CONFIRA. O GABARITO ENCONTRA-SE COM O PROFESSOR WÁLLACE EM SALA DE AULA. oU SOLICITE POR COMENTÁRIO ENVIANDO O ENDEREÇO DE E-MAIL.

2 comentários:

  1. isael.brandao1@hotmail.com manda o gabarito por favor ?

    ResponderExcluir
  2. taisgew05@gmail.com manda o gabarito por favor ?

    ResponderExcluir