Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Questões de universidades sobre terremotos

Questões de universidades sobre terremotos
Devido ao terremoto do Japão muitas universidades poderam aproveitar o encejo e inserir questões sobre geomorfologia. Pensando nisso disponibilizo para meus alunos questões relativas a geomorfologia.

Covest 96 Observe a figura e analise as proposiçõesA) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas orogenéticas muito antigas.

B) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico no interior dos continentes
C) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, o Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas.
D) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico que vai desde a Cordilheira do Andes até as Filipinas, passando pela costa ocidental da América do Norte e pelo Japão.
E) As principais áreas vulcânicas modernas ocorrem ao longo das costas oceânicas.
R = estão corretas c, d, e O vulcanismo apresenta uma estreita ligação com as áreas de encontro e de expansão de placas tectônicas, portanto com áreas orogenéticas recentes, fazendo com que as maiores áreas de instabilidade geológica ocorram nas bordas continentais em torno do oceano Pacífico, no chamado Cinturão de Fogo”, o que proporciona ao Brasil uma relativa estabilidade pela sua posição na placa sul-americana.
Covest 97 Em relação ao relevo terrestre e seus agentes de formação, é incorreto afirmar:
A) Os movimentos tectônicos, também chamados diastrofismos, são forças oriundas do interior da terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre.
B) Intemperismo ou meteorização é um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que operam na superfície terrestre ocasionando a desintegração e decomposição das rochas.
C) Nos climas secos e quentes (áridos e frios-nevosos) predomina a desagregação mecânica das rochas.
D) O produto final da meteorização é a formação do chamado manto ou regolito, material solto, resultante da decomposição das rochas, e que se encontra na superfície, formando um horizonte sobre a rocha matriz.
E) Os movimentos tectônicos verticais são chamados de epirogenéticos. As grandes cordilheiras atuais dos Alpes, Andes e Himalaia foram formadas por esses movimentos no período terciário.
R= e As grandes cordilheiras foram formadas por movimentos horizontais ou orogenéticos (que formam relevos dobrados), que, nos últimos 65 milhões de anos, aproximadamente, provocaram o erguimento da costa terrestre e o levantamento dessas grandes cadeias de montanhas.
Covest 97 Em relação às formas de relevo litorâneas, podemos afirmar:
A) Podem resultar tanto da ação erosiva como da deposição, que caracterizam as costas escarpadas e as costas baixas ou planas.
B) A praia é o conjunto de sedimentos, depositados ao longo do litoral, que se encontram em constante movimento.
C) As restingas são formadas por faixas arenosas, depositadas paralelamente à praia, que se alongam tendo ponto de apoio nos cabos e nas saliências do litoral.
D) No litoral do Rio Grande do Sul, extensa planície de restinga separa a Lagoa dos Patos das águas atlânticas.
E) Em geral, o sedimento dominante nas praias são as areias, mas também existem praias formadas por cascalhos e seixos.
R= todas as proposições estão corretas
Covest 98Em relação às camadas internas da Terra podemos afirmar:
A) O estudo das camadas internas da Terra não pode ser realizado por processos de investigações diretas, tendo-se que recorrer a métodos indiretos de observação, o que dificulta o seu conhecimento.
B) Os especialistas dispõem de aparelhos muito sensíveis, chamados sismógrafos, capazes de registrar com grande precisão as vibrações da Terra, medindo a intensidade e localizando a origem destas vibrações.
C) O estudo detalhado de sismogramas, iniciado desde os primeiros anos do século XX, demonstra que o globo se divide, da superfície para o interior, nas seguintes unidades principais: crosta, manto e núcleo.
D) A crosta terrestre é a camada mais externa da Terra e encontra-se consolidada. Nela os elementos químicos distribuem-se de forma homogênea, havendo pequenas variações em peso e volume.
E) A Terra não apresenta a mesma densidade em todas as camadas, isto é, a densidade diminui de acordo com a profundidade.
R= estão corretas a, b, c D) Elementos químicos que constituem as camadas da Terra distribuem-se de forma heterogênea, isto é, há uma grande diversificação na composição química dos minerais e das rochas que a formam. É verdadeiro o fato de a crosta terrestre ser a camada externa da Terra e que se encontra consolidada.
E) A densidade aumenta de acordo com a profundidade. Enquanto na crosta terrestre a densidade vai de 2,7 a 2,95, no manto a densidade vai de 3,3 a 4,7 e no núcleo chega a 12,2, sendo maior que a densidade do ferro (7,8) devido às altas pressões, nessa camada mais interior do planeta.
Covest 99 Sobre rochas e solos, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A parte superior do planeta Terra, chamada às vezes de crosta, está formada por diferentes ma-teriais rochosos que possuem origens distintas.
B) As rochas se decompõem de maneiras diferentes, as quais dependem de sua composição mine-ralógica e das condições climáticas ambientais.
C) Dá-se a denominação de rochas extrusivas àquelas que se solidificam em áreas profundas da litosfera; este é o caso dos granitos.
D) Os principais fatores responsáveis pela formação dos solos são: a rocha, o clima, os organismos, o relevo e o tempo.
E) As rochas metamórficas resultam de transfor-mações sofridas, em sua composição e em sua estrutura, por rochas pré-existentes, quando em profundidade ou em contato com rochas magmáticas, em virtude das novas condições de pressão e temperatura.
R= A alternativa C está falsa porque: as rochas extrusivas ou vulcânicas são as que se solidificam quando o magma extravasa para a superfície da Terra (por isso sofrem um rápido resfriamento, desenvolvendo cristais microscópicos) recebendo o nome de lava vulcânica. Tem-se como exemplo de rocha extrusiva o basalto, o riolito, o traquito e outras.
SIMULADO A parte sólida da terra é denominada Litosfera. Com relação a este assunto, podemos afirmar que:
a) a Litosfera é composta, exclusivamente, de rochas ígneas e metamórficas;
b) a espessura da Litosfera é bem maior sob os oceanos do que sob os continentes;
c) a Litosfera na sua parte mais superficial, sofre grandes influências das condições climáticas ambientais;
d) Dá-se a denominação de Manto à porção mais superficial da Litosfera;
e) A Litosfera é composta basicamente de níquel e ferro, daí a grande quantidade desses minerais em quase todos os continentes;
R= ALTERNATIVA C


Um comentário: