Pesquisar neste blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Exercício sobre os Estados Unidos


Exercício sobre os Estados Unidos 3º ano Capítulo 22
Exercício do livro Pág. 400
4. No início do século XX, aceleraram-se as migrações internas de negros dos estados do sul dos Estados Unidos para o Nordeste e os Grandes Lagos. Esclareça as causas desses movimentos migratórios.
Resp.: As leis de segregação racial, de um lado, e a expansão industrial do Nordeste e dos grandes Lagos, de outro.


Exercício de Wállace

1.       Explique a Formação dos Estados Unidos
Resp.: O território dos Estados Unidos formou-se originalmente com as Treze Colônias, depois fez a  incorporação de territórios britânicos, franceses, espanhóis e mexicanos

2.       Fale sobre o Destino Manifesto
Resp.: De acordo com ele, o povo norte-americano tinha sido selecionado pela providência divina para ocupar a enorme área entre os Oceanos Atlantico e Pacífico.

3.       Os Estados Unidos configuram um “caldeirão de povos”. Explique por que este termo
Resp.: Os Estados Unidos é formado por contribuições étnicas e culturais distintas, que se mesclam sem perder as identidades de origem

4.       Na história dos Estados Unidos distinguem-se três grandes ciclos de aceleração da imigrão. Explique cada um deles:
1840-1860             – Resp: O maior dos ciclos imigratórios, estimulado inicialmente pelo Homestead Act (Lei de Terras), de 1862, e pela colonização privada das terras do Oeste, e depois pela industrialização do Nordeste.
1870-1920 –– Resp: Ciclo imigratório estimulado pela colonização agrícola inicial das Grandes Planícies, e pela descoberta do ouro na Califórnia,
1950-2000 – Resp.: Com base na expansão dos empregos no comércio e nos serviços.

5.       Fale sobre a questão dos guetos negros americano.
Resp.: As leis de segregação, de um lado, e a expansão industrial, de outro, provocaram o prolongado movimento migratório de negros do sul para as cidades do Nordeste e dos Grandes Lagos

6.       Nas últimas décadas do século XIX, emergia uma estrutura espacial centralizada por uma extensa região industrial: o Manufacturing Belt. Apresente sua localização e as principais atividades econômicas
Resp.: no Nordeste e Grandes Lagos. Ali, desenvolviam-se as indústrias de bens de produção, baseadas no carvão e minério de ferro, e nascia a indústria automobilística.

7.       Quais países fazem parte e apresente as principais finalidades para a criação do Nafta?
Resp.: Estados Unidos, o Canadá e o México. As principais finalidades e de estabilizar a fronteira meridional dos Estados Unidos e o passo inicial do projeto da Alca.

8.       Apresente com suas palavras as reais intenções dos Estados Unidos criar a Alca?
Resp.: procura beneficiar os investimentos das corporações transnacionais norte-americanas e chocam-se com interesses políticos e econômicos do Brasil e da Argentina.

9.       Diferencie as características econômicas e sociais entre Estados Unidos, Canadá e México.
Resp.: O Canadá apresenta economia desenvolvida e diversificada, baixo crescimento vegetativo e elevados níveis de vida.O  México, ao contrário, apresenta profundos desníveis sociais, elevado crescimento vegetativo e intensa pressão emigratória. A zona comercial da América do Norte tem como vértice a economia dos Estados Unidos.

10.   Explique o termo “A América para os americanos”
Resp.:  Os Estados Unidos quer aumentar a influência sobre os demais países da América frente ao da Europa
11.   O projeto Alca, procura beneficiar transnacionais norte americanas. A partir deste ponto de vista explique.
Resp. : O bloco continental deve seguir regras homogêneas de livre comércio e de proteçao de patentes e investimentos estrangeiros.

12.   Fale sobre  a imigração na fronteira entre os Estados Unidos com o México.
Resp.: As tentativas de bloquear o fluxo de imigrantes ilegais materializam-se na "fronteira fortificada" entre os Estados Unidos e o México: uma faixa constituída por extensos muros e cercas eletrificadas e patrulhada por milhares de guardas de fronteira com equipamentos de vigilância de alta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário