Pesquisar neste blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Conteúdo 8º ano eja geografia

  2º Bimestre - África e Ásia 
O assunto do Segundo bimestre será sobre a Ásia e a África

ÁFRICA
A África é um continente localizado ao sul da Europa, da qual está separado pelo mar Mediterrâneo, e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. A África ocupa uma única placa tectônica (placa Africana)

Localização
A África é Banhado pelo do mar Mediterrâneo, a norte, oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo oceano Índico do lado oriental.

Hidrografia
O continente africano tem alguns dos rios mais extensos e volumosos do mundo, como o Rio Nilo com 6.695 km de extensão, o Níger, o Congo (ou Zaire), o Zambeze, o Limpopo, o Orange, entre outros.
Na África oriental situam-se os Grandes Lagos Africanos, entre os quais o Lago Vitória, o Lago Alberto e o Lago Niassa são dos mais extensos e conhecidos.

Clima
A linha do Equador, o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio cruzam o continente. Ao norte e ao sul predomina o clima mediterrânico, com a estação das chuvas na primavera e no outono. Por sua vez, no centro, predomina o clima equatorial, quente e úmido. Entre as regiões mediterrânicas e equatorial estendem-se dois grandes desertos, o Saara, a norte, e o Kalahari, a sul.

Relevo
Ao norte do continente encontramos os Montes Atlas. Ao sul dos montes Atlas, localiza-se a meseta desértica do Saara e, mais a sul o grande planalto centro-africano. A leste encontra-se o Grande Vale do Rift, com grandes depressões e altas montanhas, entre as quais o Kilimanjaro é o monte mais alto do continente (5895m). A sudeste, encontra-se o maciço do Drakensberg, com os montes Libombos a norte e o Karoo a sul.

Os principais problemas africanos são: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil).

Ásia
A Ásia é um continente cujas terras estão localizadas, em maior parte, no hemisfério norte (oriental e setentrional). Ao norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a Europa e África.  
Informações importantes sobre a Ásia: 
- A área do continente asiático é de 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas.
- É também o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).
O clima da Ásia pode ser dividido em quatro regiões climáticas: 
- Clima Siberiano (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas, presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.
- Clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.
- Clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas).
- Clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.
- No campo econômico destaca-se o Japão (economia forte e industrializada desde o fim da Segunda Guerra Mundial), a Índia e a China. Estes últimos países vêm apresentando forte crescimento econômico desde a década de 90. O PIB (Produto Interno Bruto) da China, por exemplo, apresenta crescimento, em média, de 10% ao ano (nos últimos anos). O Bloco econômico mais importante na Ásia é a APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). Atualmente, fazem parte 20 países e uma região administrativa especial da China (Hong Kong), sendo que a maioria é de países asiáticos (Austrália, Brunei, Chile, Canadá, China, Indonésia, , Japão, Coréia do Sul, México, Malásia, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Peru, Cingapura; Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã).
- As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo.
- O analfabetismo vem diminuindo no continente, atingindo, aproximadamente, 23 % da população.
- As cidades mais populosas da Ásia são: Mumbai ou Bombaim na Índia (18,3 milhões), Calcutá na Índia (14,7 milhões) e Xangai na China (17,1 milhões) e Tóquio no Japão (12,3 milhões de habitantes). 

FONTE WINKIPÉDIA

Exercício

Em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário